CULTURA ADULTOS SANGUE AERÓBIOS e ANAERÓBIOS 1ª AMOSTRA
Instruções para paciente
TEMPO DE JEJUM- Jejum não obrigatório
INSTRUÇÕES
- Idealmente, as amostras devem ser coletadas antes do início da antibioticoterapia.
- Se o paciente estiver em vigência de antimicrobianos, as hemoculturas devem ser obtidas imediatamente antes de administrar a próxima dose.
- Nas coletas pode-se seguir o seguinte esquema:
. EM ADULTOS:
- Primeira amostra: colher em única punção: preferencialmente 20 mL de sangue, sendo 8 a 10 mL para o frasco aeróbio (frasco VERDE/AZUL) e 8 a 10 mL para o frasco anaeróbio (frasco LARANJA B).
- Segunda amostra: colher em única punção: preferencialmente 20 mL de sangue, sendo 8 a 10 mL para o frasco aeróbio (frasco VERDE/AZUL) e 8 a 10 mL para o frasco anaeróbio (frasco LARANJA B).
-Terceira amostra: colher em única punção: preferencialmente 20 mL de sangue, sendo 8 a 10 mL para o frasco aeróbio (frasco VERDE/AZUL) e 8 a 10 mL para o frasco anaeróbio (frasco LARANJA B).
- Distribuir o sangue colhido em cada punção (amostra) em um frasco aeróbio (VERDE/AZUL) e um anaeróbio (LARANJA), respeitando o volume mínimo e máximo em cada frasco.
. EM CRIANÇAS:
- Coletar um frasco para cada exame cadastrado (frasco AMARELO/ROSA).
- O volume a ser coletado bem como o número de amostras deve seguir a orientação médica, pois é importante considerar a volemia.
Recomenda-se considerar o peso da criança, conforme abaixo:
Até 1 quilo: volume total não deve ultrapassar 2 mL.
1,1 a 2 quilos: volume total não deve ultrapassar 4 mL.
2 a 12,9 quilos: volume total não deve ultrapassar 6 mL.
13 a 36 quilos: volume total não deve ultrapassar 20 mL.