CURVA INSULINÊMICA 3 TEMPOS 2 HORAS
Instruções para paciente
SOBRE O EXAME:- A insulina é um hormônio segregado pelas células beta do pâncreas. A insulina regula a absorção e a utilização da glicose e está também envolvida na regulação da síntese proteica e no armazenamento dos triglicerídeos. Um aumento na quantidade de glicose na circulação estimula a secreção de insulina. A insulina, por sua vez, estimula a absorção de glicose nos tecidos e inibe a quebra de glicogênio no fígado. Quando o nível de glicose volta ao valor basal, a insulina também volta. Uma das principais aplicações clínicas da insulina reside no diagnóstico e no tratamento da diabetes mellitus. Níveis elevados de Insulina são encontrados em indivíduos obesos, com Síndrome de Cushing, que utilizam contraceptivos orais e que possuem cromegalia, insulinoma e hipertiroidismo. Níveis baixos de insulina são encontrados na diabetes mellitus manifestada. A medição do ensaio da insulina é utilizada em investigações de diagnóstico de diabetes: Os níveis de insulina sob condições basais ou após a administração de glicose são úteis para avaliar a capacidade do pâncreas de secretar insulina. A insulina é medida e utilizada na detecção precoce de diabetes, no acompanhamento e estabilização de diabéticos tratados com insulina, na previsão de complicações da diabetes de Tipo II e no diagnóstico de insulinoma.
- Além de sua indicação no diagnóstico de insulinoma, a dosagem de insulina pode ser utilizada para estudo de outras causas de hipoglicemia. Diversas formas de resistência a insulina, por diferentes mecanismos, vem sendo descritas. A causa mais conhecida e a que acompanha a obesidade, que apresenta níveis de insulina elevados, com resposta exagerada após a sobrecarga glicídica. Nesses casos, ocorre elevação da insulinemia, frente a níveis normais ou elevados da glicemia.
TEMPO DE JEJUM
- Jejum obrigatório: 8 a 14 horas ou conforme orientação médica.
- Em caso de crianças, seguir orientação médica.
INSTRUÇÕES
- O paciente deve manter a sua dieta habitual ou conforme orientação médica nos 3 dias que antecedem ao teste.
- Durante o exame, e necessário que o paciente permaneça sentado e não fume.
- O teste de tolerância a glicose não é recomendado para pacientes hospitalizados, agudamente doentes ou debilitados.
- O cliente deverá chegar com 30 minutos de antecedência para fazer a ficha e preparação do exame.
- A dose para crianças é de 1,75 g/Kg até no máximo 75 gramas. .
* Crianças acima de 25 Kg e adultos deverão ingerir 75 gramas de glicose (equivalente a 300 mL da solução).
* Crianças abaixo de 25 kg deverão receber 1,75 g/kg (equivalente a 7 mL da solução/Kg) até o máximo de 75 gramas (equivalente a 300 mL da solução).
- A dose que será administrada ao cliente é calculada da seguinte forma: 7 mL da solução (valor fixo) x peso do cliente.
Exemplo: Cliente de 20 kg: 7 mL (valor fixo) x 20 (peso do cliente) = 140 mL da solução. Neste caso serão desprezados 160 mL da solução e oferecidos ao cliente 140 mL (como calculado).
- Ingerir em no máximo 5 minutos.
- Colher amostras conforme o pedido médico.